terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Maior açude da Paraíba apresenta rachaduras na parede e população teme rompimento

Fotos: Reprodução/ TV ParaíbaCom capacidade superior a 591 milhões de metros cúbicos, o açude de Coremas, no Sertão, é considerado o maior reservatório da Paraíba.
Por causa da seca, atualmente está com menos de 10% da capacidade total e, devido ao baixo volume, a população percebeu que a parede da barragem apresenta várias rachaduras e buracos.
Com medo de um possível rompimento, já que a cidade fica abaixo do açude, moradores de Coremas filmaram a situação da estrutura física do manancial e compartilharam nas redes sociais com o intuito de chamar atenção das autoridades para o fato.
coremasO órgão responsável pela manutenção dos açudes é o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Denocs). Engenheiros do órgão afirmaram que a última reforma realizada na barragem foi na década de 90 e só agora, com a baixa no volume das águas, foi possível conhecer a atual situação para ser realizada um novo reparo.
Os responsáveis disseram ainda que já existem projetos para realizar a manutenção no local, e que esta deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo o Denocs, as rachaduras não apresentam risco para segurança da barragem e a população de Coremas pode ficar tranquila, pois não há risco de rompimento.
Com informações da TV Paraíba

0 comentários:

Postar um comentário